18 - 12 - 2017

IEFP apresenta novos referenciais para formadores

Decorreu hoje, dia 24 de junho, a sessão pública de apresentação dos referenciais de formação pedagógica contínua de formadores de especialização, em Xabregas, Lisboa. Com estes novos referenciais o CNQF/IEFP pretende dotar os formadores de competências pedagógicas de especialização emitindo um certificado específico (CCPe).

Durante a sessão foram apresentadas várias preocupações do IEFP, nomeadamente: evolução das pedagogias e didáticas; planeamento e gestão da formação; formação/ação; formação em contexto de trabalho; abordagem por competências; formação à distância; reconhecimento de competências e a Avaliação.

O IEFP pretende assim manter uma dimensão reguladora da profissão de formador mas apostando na inovação e na procura ativa da qualificação dos formadores. Para já foram apresentados três referenciais: Formador de Formadores; Formador Consultor e Formador Gestor/Coordenador de Formação. Dentro de pouco tempo serão apresentados referenciais relacionados com formação em contexto de trabalho; formação à distância e educação e formação de adultos.

 

A 19 de julho irá decorrer uma nova sessão de apresentação dos referenciais, desta vez no PORTO.

Oficinas APF
Em destaque
Aos associados
Estatuto do Formador